Arquivos


15/09/2018: Schützenbaum


Evento alusivo à 30ª Schützenfest.
Horário: 9h

"Anualmente, abrindo a programação da Schützenfest, acontece a instalação do Schützenbaum - Árvore dos Atiradores.
O Schützenbaum foi inspirado nas festividades do "Maibaum", que significa “árvore de maio”, realizadas na Baviera, Alemanha. Nestas festas, o tronco de uma árvore é enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões, de emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade, e erguido numa praça. A festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão.
Aqui em Jaraguá do Sul, as festividades do Maibaum foram adaptadas e incorporadas à Schützenfest. O ritual iniciou em 2006, onde o tronco, enfeitado com fitas e guirlandas coloridas, é levado por integrantes das Sociedades de Tiro e tem o objetivo de apresentar o tronco à comunidade, como um convite para a festa. Este ano, o cortejo sairá do Centro Histórico, antiga Estação Ferroviária, e seguirá até a Praça Ângelo Piazera onde haverá a cerimônia de instalação do tronco.
O Schützenbaum permanente está instalado no Parque Municipal de Eventos, com as bandeiras do Brasil e da Alemanha, com os brasões do Município, da ACSTVI e das Sociedades de Tiro, promotoras da Schützenfest.
O Schützenbaum simboliza a intenção que a festa seja realizada com alegria e motivada pela con
fraternização entre os participantes."                               
                                                                                                       

2015              
2016



Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000