Associação de Pais e Professores - APP
A Associação de Pais e Professores - APP é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que representa os interesses comuns dos profissionais e dos pais dos alunos de uma unidade escolar com o objetivo de impactar positivamente na aprendizagem dos alunos e na qualidade da educação oferecida. A APP é composta por  professores, pais ou responsáveis, funcionários e diretores e auxilia a diretoria escolar no cumprimento dos objetivos do seu projeto político pedagógico.

A APP, como órgão colegiado, possibilita que famílias e escola dialoguem, promovendo uma integração da comunidade com a instituição de forma  democrática. Assim, as famílias podem participar direta e mais efetivamente no processo educacional dos filhos.  

A Associação tem objetivos administrativos e pedagógicos, mas em geral, é mais conhecida pela atuação no âmbito financeiro da escola, visto que as unidades escolares não têm autonomia para gerir de forma a direta as verbas recebidas. Assim, é na APP que é definida a forma de utilização dos recursos governamentais, bem como as aplicações do dinheiro ganho com os eventos e festas. Todos os investimentos necessitam ser registrados e divulgados para a comunidade escolar.

As APPs se reúnem em assembleias gerais (reuniões anuais com todos os associados) e reuniões mensais nas quais são deliberados os assuntos da pauta. A diretoria da APP  é  composta de diretoria e conselho fiscal (responsável pelo controle das atividades e decisões da associação que deve se reunir juntamente ao conselho deliberativo). As eleições para escolha da diretoria acontecem a cada ano.




   
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