Avaliação Nacional de Alfabetização


A Avaliação Nacional de Alfabetização - ANA é uma avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação - MEC com alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de todo o País. A prova visa acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado em 2012, que tem como meta a alfabetização e letramento plenos de todas as crianças até os oito anos de idade, em Língua Portuguesa (leitura, escrita) e Matemática. A ANA tem aplicação anual e foi aplicada pela primeira vez no ano de 2013.

Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresentou, em sua primeira edição, as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.

Com os resultados da ANA, espera-se que as redes de ensino e o governo estabeleçam estratégias de melhoria nos processos educacionais, visando o ciclo de alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.


Curiosidade: Qual a diferença entre Provinha Brasil, ANA e Prova ABC?

A Provinha Brasil não é uma avaliação externa, mas um instrumento que oferece aos gestores escolares e professores um diagnóstico imediato do processo de aprendizagem e desenvolvimento da alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura durante o período avaliado, podendo, então, intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização. A prova não reflite a situação de todo o sistema de ensino, portanto, não serve para instrumentalizar políticas públicas. Os resultados são úteis para uso interno de cada unidade escolar. Em 2016 a Provinha Brasil deixou de ter versão impressa por restrições financeiras e, segundo o Inep, será suspensa até que sejam publicadas novas Matrizes de Referência para avaliação da alfabetização.

A ANA é uma avaliação externa, ou seja, uma prova aplicada por agentes externos à rede escolar, é censitária e avalia habilidades em leitura, escrita e matemática. É aplicada no 3ºano do Ensino Fundamental e os resultados são analisados e publicados pelo Inep. Esse modelo permite que a avaliação do sistema escolar como um todo e serve  para pautar a definição de políticas públicas que busquem a melhoria da alfabetização.

A Prova ABC foi uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e o Inep. Teve duas edições, em 2011 e 2012, e não será mais realizada. A Prova ABC foi aplicada em uma amostra de alunos dos 2° e 3° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo Brasil e seus resultados permitiram observar o nível de alfabetização dos alunos de forma inédita, colaborando para a criação da ANA.
 
Saiba mais acessando o site: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana
 
 

 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000