Bandas Escolares
A música é parte da essência humana e está presente em todas as sociedades. Praticar um instrumento musical e fazer parte de um grupo instrumental amplia diferentes aspectos cognitivos, psíquicos e sociais que possibilitam ao ser humano tornar-se um membro da comunidade mais crítico e responsável de seus direitos e deveres.

O Programa – Bandas Escolares é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação - Semed, que tem como objetivo ser uma ferramenta socioeducativa e oferecer para os alunos matriculados na rede municipal o ensino de música através do aprendizado de instrumentos musicais.

O Programa atende uma média de 140 alunos distribuídos em 05 polos:
  • EMEB Albano Kanzler;
  • EMEB Alberto Bauer;
  • EMEB Jonas Alves de Souza;
  • EMEB Luiz Gonzaga Ayroso;
  • EMEB Professor Francisco Solamon.  

O Programa oferece duas modalidades de ensino:
   - 01 - Curso Básico de Música.
   - 02 - Curso de Prática Instrumental Coletiva.

A prática instrumental contribui significativamente para o acesso a valores culturais, artísticos e históricos, à elevação da autoestima de crianças e adolescentes, à prevenção da violação de direitos fundamentais.  Um aluno que pratica um instrumento musical e tem aulas de música na escola desenvolve sua inteligência cognitiva, melhora seu convívio social e sua capacidade de reflexão, o que resulta na diminuição de práticas de vandalismo escolar, entre outros benefícios.


 




   
Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000