Boi de Mamão
O Boi de Mamão é uma manifestação folclórica que envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi. Esta brincadeira é originada nas brincadeiras com boi feitas nos Açores e é encontrada em várias partes do Brasil recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumbá", em Paraty (RJ) como "Boi Pintadinho" e em Santa Catarina, recebe o nome de "Boi de Mamão”, estando presente em quase todos os municípios do litoral.

Em Jaraguá do Sul, essa manifestação iniciou na Escola Municipal de Educação Básical Ribeirão Molha no ano de 1993, a partir da doação de vestimentas de alguns personagens, que motivou a formação espontânea de um grupo que passou a realizar  apresentações anuais à comunidade.

Em 2003, com o objetivo de oportunizar à comunidade escolar o entendimento da origem cultural da lenda do boi e o incremento do figurino do grupo, os professores e funcionários idealizaram e realizaram o projeto “Resgate Histórico e Incremento do Boi de Mamão”. No ano seguinte, em 2004, com a união da história e do folguedo, a apresentação passou a se denominar “Auto do Boi de Mamão”.

Assim, desde 2003, na semana do folclore, em agosto, o Grupo Folclórico Boi de Mamão da Escola Ribeirão Molha apresenta-se à comunidade local e às escolas visitantes, emocionando o público com a história de Francisco e sua mulher Catirina, que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Participam deste folguedo um grande percentual de alunos, representando as personagens que integram o cotidiano fantástico da comunidade: curandeiro, índias, bruxas, urubu, bernunça, bernuncinha, maricota, maricotinha e Bob, embalados por percussão e vocal.
 
 

 
 


  
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000