Centro de Atendimentos Especiais (CAE)

O Centro de Atendimentos Especiais (CAE) reúne serviços especializados gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Atende pacientes SUS com dor lombar crônica, pacientes SUS e não SUS ostomizados, pacientes que precisam de oxigênio ou ventilação domiciliar, entre outros. Confira todos os serviços oferecidos no CAE:

- Fisioterapia em grupo para dor lombar crônica
São realizados atendimentos referenciados para fisioterapia em pacientes com dor lombar crônica. O tratamento é feito por fisioterapeuta e realizado em grupo.

- Avaliação de enfermagem e bolsas para pacientes ostomizados
O Programa Municipal de Ostomizados ou Estomizados tem por objetivo dar assistência e orientação às pessoas que passaram por cirurgia e têm uma abertura (estoma) no corpo. Também dá assistência aos familiares do paciente. O programa recebe pacientes encaminhados dos hospitais da cidade e oferece avaliação de enfermagem e bolsas. As bolsas são oferecidas mensalmente através de recursos estaduais. Também são oferecidos produtos para proteger a pele, como pó ou pasta protetora de pele, no caso de irritação dermatológica.

- Encaminhamentos para oxigenoterapia domiciliar
O Serviço de oxigenoterapia e ventilação domiciliar é uma assistência prestada pela Secretaria de Estado da Saúde, com recursos do estado, por meio da contratação de empresa terceirizada para o serviço oxigenoterapia domiciliar prolongada e ventilação domiciliar. A Secretaria Municipal de Saúde é responsável por encaminhar a documentação para a Secretaria de Estado da Saúde e dar suporte no acompanhamento do processo.

- Empréstimo de cadeira de rodas, muletas, andadores, cadeiras de banho
A Secretaria Municipal de Saúde empresta cadeiras de rodas, muletas, andadores e cadeiras de banho a pacientes com peso inferior a 90 quilos. Informações pelo telefone do CAE, no horário das 7 às 16 horas, sem fechar para o almoço.

- Repasse de fraldas geriátricas e infantis
O repasse é feito somente com pedido médico da unidade básica de saúde (SUS) com o CID (Código Internacional de Doenças). O limite máximo são 40 fraldas por mês.

- Repasse de insumos para pacientes acamados
São repassadas sondas, seringas, luvas de procedimento e estéril, soro e lidocaína. É necessário pedido médico do hospital ou da unidade básica de saúde.

Endereço:
Rua Reinoldo Rau, 123 - Bairro: Centro - CEP: 89251-600
E-mail: id9151@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas

Equipe:
Assistente Social
Auxiliar de limpeza e conservação
Enfermeira
Fisioterapeuta
Recepcionista

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000