Conselhos Escolares
O Conselho Escolar é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, que atua em assuntos referentes à gestão pedagógica e administrativa das unidades escolares. É um agente de participação na construção da gestão democrática na unidade escolar, formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e local (alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, diretores) e da sociedade civil (opcional).

O Conselho Escolar foi implantado na Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul através da Lei nº 7.108/2015.  A direção da unidade escolar é membro nato do Conselho Escolar. O mandato dos membros eleitos é de dois anos, sendo permitida a reeleição.  É constituído por um número de dois representantes titulares e dois suplentes dos vários segmentos, eleitos em fóruns com inscrições antecipadas e eleição por segmento, a cada dois anos. Dentre os alunos, somente alunos do segmento 6º ao 9º ano podem ter representatividade no Conselho Escolar. Também podem participar dele membros da APP.
 
São responsabilidades dos conselhos escolares:
 
  • Deliberar sobre as diretrizes e metas do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar (ações pedagógicas, administrativas e financeiras);
  • participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico;
  • analisar e aprovar o Calendário Escolar no início de cada ano letivo;
  • analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões;
  • acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola;
  • mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.

Acesse o link a seguir para obter maiores informações sobre o Conselho Escolar.
 
- Lei nº 7.108/2015 - Implanta o Conselho Escolar nas unidades escolares de Ensino Fundamental e de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul.
 




   
 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000