Feiras Municipais
As Feiras Municipais promovidas pela Secretaria Muncipal da Educação de Jaraguá do Sul são eventos anuais que visam promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes e melhorar o processo de ensino e de aprendizagem das disciplinas envolvidas. São processos educativos científico-culturais, que aliam vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil e Ensino Fundamental).

A história das Feiras Muncipais iniciou, em Jaraguá do Sul, com a Feira Científica - Planeta Escola, regulamentada pela Lei nº 5.148 de 16/12/2008, que teve sua primeira edição no segundo semestre de 2008, na Arena Multiuso, tendo como foco a disciplina de Ciências com projetos de pesquisa sobre os seguintes temas: meio ambiente, física, química e saúde.

Realizada a cada dois anos, em 2010 o tema foi Educação Matemática, tendo como finalidade despertar o interesse pelo ensino e pela aprendizagem da Matemática e proporcionar aos discentes e docentes, oportunidades para socializar resultados de conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Essa foi considerada a I Feira de Educação Matemática de Jaraguá do Sul organizada pela Secretaria Municipal de Educação - Semed.

Em 2011 a Semed dividiu a Feira em dois eventos simultâneos, mas com público-alvo e objetivos diferentes. São eles: Feira de Tecnologias Aplicadas à Educação – Fetae, na qual professores da pré-escola ao 9º ano apresentavam, para uma banca de jurados, trabalhos desenvolvidos durante o ano com os alunos, na área de tecnologia e Feira de Educação Matemática, que alia vivências e experiências na área da matemática. Todos os participantes das feiras recebiam medalha de participação e, a escola participante, troféu. Os trabalhos eram classificados como “destaque” ou “menção honrosa”, pois o objetivo era a socialização dos trabalhos, não a competição.

No ano de 2014 a Fetae passou a denominar-se Feira Municipal Científica e Tecnológica – Fecitec, com o objetivo de estimular a criatividade e a capacidade investigativa dos alunos. Uma novidade na edição de 2015 foi a inclusão da participação de trabalhos de bebês de berçários e maternais (zero a três anos) dos centros municipais de educação infantil através da  apresentação dos trabalhos pelos professores. Em 2016 a Fecitec não aconteceu.

Com a integração à Feira de Educação Matemática dos estudantes do ensino médio e de escolas de outros municípios, os objetivos desta feira foram ampliados e houve a motivação para a vinda para Jaraguá do Sul da 30ª Feira Catarinense de Matemática, em 2014 e da IV Feira Nacional de Matemática em 2015.

Muitos trabalhos apresentados nessas Feiras Municipais foram levados a fases estaduais e nacionais, levando consigo o nome da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul que, com orgulho e trabalho em conjunto busca a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.




 

 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000