Formação Continuada de Professores
A formação continuada de professores é um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado após a formação inicial, ao longo da vida profissional, objetivando assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas aos educandos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/96), define no inciso III, do art. 63, que as instituições formativas deverão manter “programas de formação continuada para os profissionais da educação dos diversos níveis”, além de estabelecer no inciso II, art. 67, “que os sistemas de ensino deverão promover aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim”.

Objetivando oferecer uma formação continuada efetiva, a Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul - Semed, tem em sua estrutura organizacional profissionais diretamente ligados à formação continuada dos professores e equipe gestora (diretores e coordenadores pedagógicos) das Unidades Escolares.

Esses profissionais, denominados Assessores Pedagógicos, são responsáveis pela preparação de encontros para formação continuada de professores organizados por ano/turma ou disciplina. Nesses encontros são estudados temas diversos, observando-se as necessidades específicas do grupo e/ou das unidades escolares, bem como temas de relevância para a construção do conhecimento e a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Acontecem, ainda, palestras com especialistas nas áreas e troca de experiências com relatos e avaliação do grupo. Além desses encontros sistemáticos, também são oferecidos cursos com inscrição por adesão, para o desenvolvimento de uma formação permanente.

Considerando as escolas não apenas espaços de trabalho, mas também de formação, ou seja locais nos quais os saberes podem ser produzidos e partilhados num processo formativo permanente, a Semed realiza um trabalho bastante significativo na formação da equipe gestora das unidades escolares para que estas, de acordo com as orientações, organizem em seu Projeto Pedagógico sua proposta de formação continuada, na qual  as reuniões pedagógicas bimestrais são organizadas privilegiando estudos que favoreçam reflexões sobre a prática pedagógica. Os assessores da Semed também participam das reuniões pedagógicas para proferir palestras ou realizar oficinas, a convite da unidade escolar.

Há ainda propostas para facilitar a participação de professores em cursos oferecidos por outras entidades, desde que estejam em consonância com a Proposta Curricular do município e que não interfira no bom andamento dos trabalhos da unidade escolar.

  
 

 
 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000