Grêmio Estudantil

A Lei Federal nº 7.398, de 04 de novembro de 1985, dispõe sobre a organização dos Grêmios Estudantis,  que tem por objetivo oportunizar o exercício de organização autônoma representativa dos interesses da coletividade dos alunos.

O  Grêmio Estudantil é um espaço de aprendizagem da cidadania, convivência, responsabilidade e de lutas por direitos com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais que permite que os alunos tenham voz ativa; discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade, contando com a participação dos pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores.

Em 2002, na Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul, os coordenadores pedagógicos das Unidades Escolares, interessados em criar, manter e organizar o Grêmio Estudantil nas escolas, elaboraram um estatuto guia para subsidiar as escolas.

Em 2009 havia na rede cinco Grêmios Estudantis. Após um trabalho de sensibilização da Secretaria Municipal de Educação - Semed, junto aos coordenadores pedagógicos das UEs, esse número subiu para dezesseis. Foram empossados coletivamente pela Prefeita Municipal, no dia 11/05/2010, para um mandato de dois anos, as diretorias dos Grêmios Estudantis das seguintes escolas: Anna Nagel, Alberto Bauer, Albano Kanzler, Antônio E. Ayroso, Atayde Machado, Cristina Marcatto, Guilherme Hanemann, Jonas Alves de Souza, Loteamento Amizade, Machado de Assis, Marcos E. Verbinnen, Maria Nilda Salai Stähelin, Max Schubert, Ricieri Marcatto, Rodolpho Dornbusch e Waldemar Schmitz.

Desde então, a Semed, orienta os coordenadores dos Grêmios Estudantis e organiza momentos de confraternização e troca de experiências entre os Grêmios que elaboraram anualmente um plano de governo no qual relacionam as ações a serem desenvolvidas.

Os alunos dos Grêmios Estudantis têm a oportunidade de participar do Programa Vereador Mirim que é uma iniciativa da Câmara Vereadores e tem por finalidade a promoção da interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal no contexto social em que vive, contribuindo para a formação da cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.



   
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000