Incentivo à Leitura

Assim como muitos pesquisadores, a Secretaria Municipal da Educação - Semed, acredita que investir na leitura é uma das alternativas mais democráticas e acessíveis para melhorar o desempenho escolar dos alunos, pois possibilita que o indivíduo quebre fronteiras e descubra novos horizontes sem sair do lugar. A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor, de forma geral. A leitura possibilita que a criança desenvolva a criatividade, a imaginação e adquira cultura, conhecimentos e valores.

O projeto de Incentivo à Leitura da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul é desenvolvido nas 31 escolas da rede municipal desde 2007, quando foi criado o grupo de articuladores de leitura, composto por um representante de cada escola (auxiliares de biblioteca, especialistas, diretores) que tem como função coordenar ações de incentivo à leitura na unidade escolar.

No início de cada ano letivo os professores e funcionários elaboram o planejamento do projeto da unidade escolar, no qual traçam as metas e ações de acordo com a sua realidade e definem os temas que poderão ser abordados durante o ano letivo. As ações mais frequentes e que têm trazido melhores resultados no incentivo à leitura são: a contação de histórias, a leitura compartilhada de jornais em sala de aula, os concursos de poesia entre os alunos, a criação de peças teatrais a partir de livros lidos, a criação de pequenas obras pelos próprios alunos, dentre outras.

A exploração de temas como a cultura africana e indígena e a inclusão de pessoas com deficiência são temas sugeridos pela Semed e trabalhados nos projetos das unidades escolares, além de outros temas definidos pela comunidade escolar. O planejamento de cada escola é enviado para análise da articuladora de leitura da Semed, que na medida do possível, orienta sobre as ações e comparece nas socializações organizadas pela escola e realizadas com participação de toda a comunidade.




 

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000