Bota Fora começa por Amizade e Czerniewicz no próximo fim de semana

14/05/2018 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama bota fora

Quem tem aquele móvel ou eletrodoméstico que não utiliza mais, mas não sabe como descartá-los, uma boa notícia. A partir deste fim de semana (dias 19 e 20) terá início o Programa de Limpeza da Cidade, apelidado de Bota Fora. A ação terá início nos bairros Amizade e Czerniewicz e será encerrada no dia 12 de agosto no Centro, passando ao todo por 13 regiões da cidade (ver quadro abaixo). A iniciativa será conduzida pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), mas envolverá ainda o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), as secretarias municipais de Administração, Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, além do Gabinete do Prefeito de Jaraguá do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A orientação para os moradores do Amizade e Czerniewicz é que durante o sábado e domingo coloquem o material de descarte em frente de casa. Na segunda-feira, um veículo contratado pela CDL irá passar nesses locais para recolher o lixo eletrônico (como eletrodoméstico, televisores e material de informática). Logo depois caminhões contratados pela Prefeitura farão a coleta dos demais resíduos como móveis velhos, colchões, madeiras e outros tipos de resíduos volumosos.

Todo o material coletado pela PMJS será transportado a um dos cinco locais de transbordo licenciados em Jaraguá do Sul para posterior encaminhamento a um aterro industrial devidamente licenciado. Já os materiais eletrônicos serão encaminhado pela CDL para reaproveitamento e reciclagem.

O presidente da Fujama, Normando Zitta Júnior, explicou os objetivo dos Bota Fora: “estimular ações de comprometimento no cuidado com o meio em que estamos inseridos. Além da melhoria da qualidade de vida, também queremos coibir o depósito deste tipo de utensílio nos leitos dos rios ou em terrenos baldios de nossa cidade” Zitta lembrou que além de incorreto este tipo de atitude é ilegal e o responsável por tal sujeito a multa ou até a prisão.

Zitta lembra ainda que as pessoas precisam ficar atentas quanto às datas de atendimento dos bairros. ‘A ação só se dará apenas uma vez este ano, por isso é bom que o munícipe confira certinho a data que nossos caminhões irão passsar em sua rua”, observou. Durante o Bota Bora, fiscais estarão nos bairros orientando os moradores sobre o programa.

No entanto, nem tudo esta perdido para quem por acaso perder essa oportunidade para fazer o descarte de móveis. Segundo Zitta a Prefeitura deve disponibilizar, em breve um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) próximo a Arena Jaraguá. “Este PEV deve estar aberto á população em aproximadamente 60 dias. Só que neste caso o próprio cidadão terá que levar seu resíduo volumoso até o local”, argumentou o presidente da Fujama.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000