Categorias



Centro Vida volta a fazer mutirão de pequenas cirurgias

27/11/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: pequenas cirurgias mutirao centro vida

A Secretaria de Saúde realiza desde a semana passada um mutirão de pequenas cirurgias no Centro de Especialidades Dr. João Biron (Centro Vida). As pequenas cirurgias já são feitas no horário normal de atendimento, cerca de 30 procedimentos por semana. Devido à grande demanda, cerca de 1,5 mil pacientes na fila, a secretaria disponibilizou dois médicos cirurgiões, Douglas Mauricio Spies e Fernando Papp, para realizar os procedimentos no horário da tarde e noite. Somente pacientes agendados para esses procedimentos serão atendidos no "horário extra". Nas terças e sextas, das 16 às 21 horas, e nas quartas-feiras, das 18 às 22 horas. Com isso, além das 30 pequenas cirurgias semanais, são feitas mais 45 cirurgias toda semana, diminuindo o tempo de espera para os procedimentos, como biópsias de pele, extração de unha, drenagem de abscesso, cauterização, entre outros. No ano passado, mais de 950 pacientes foram atendidos em mutirões de pequenas cirurgias realizadas aos sábados.

A gerente de Atenção Especializada, Joana Moreira Oreano, explica que o número de pacientes na fila é grande devido à frequência com que são encaminhadas pequenas cirurgias para o Centro Vida. “Todos os dias temos uma média de dez encaminhamentos das unidades de saúde para o Centro Vida. Isso faz com que a fila de pacientes se mantenha, mesmo com os mutirões. Mas para o ano que vem temos o planejamento de contratualizar com o hospital e, com isso, aumentar nossa capacidade de realizar as pequenas cirurgias”, adianta Joana. No Centro Vida há apenas uma sala preparada para pequenas cirurgias. Atualmente a média de espera pelo procedimento é de um ano, caso não haja priorização no atendimento. No caso de ser considerado prioridade, o aguardo é de cerca de dois a três meses.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000