Categorias



Consulta médica pro mesmo dia

26/09/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: consulta medica jaragua 84

Pacientes do Jaraguá 84 têm atendimento médico logo após a consulta de enfermagem

Seu Mario Alves da Silva, 70 anos, mecânico industrial aposentado, procurou a Unidade Básica de Saúde Dr. Érico Jacobson, no Jaraguá 84, na manhã desta quarta-feira por causa de uma dor de cabeça que tem sentido nos últimos dias. Ao chegar na unidade, se apresentou à recepcionista do posto e logo passou pela triagem com uma técnica de enfermagem. A seguir, foi chamado pela enfermeira Tatiane Derner Guareschi, para a consulta de enfermagem. Durante a consulta, seu Mario explicou que vem sentindo uma dor de cabeça, com ardência, na região da testa, sempre que fecha os olhos ou quando dorme; também relatou ter zumbido no ouvido. Tatiane quis saber desde quando a dor de cabeça incomodava seu Mario, se estava tomando algum medicamento e observou que na triagem foi aferida a pressão 17x10, muito alta. A glicemia, também examinada na triagem, deu 92 mg/dL, dado que não preocupou a enfermeira. 

“O senhor está com a pressão muito alta. O zumbido no ouvido e a dor de cabeça podem ser consequência dessa pressão alta. O senhor vai fazer um ‘Mapa’ para monitorar a pressão todos os dias, manhã, tarde e noite e anotar nesse mapa a data, hora, a aferição da pressão e se, naquele momento, estava com dor de cabeça ou zumbido no ouvido. Você pode vir todos os dias até a unidade para medir, para fazermos o acompanhamento aqui. Vou encaminhá-lo ao médico agora, para que ele o examine e veja o tratamento que já pode ser iniciado nesse momento”, explicou a enfermeira Tatiane. Seu Mario foi recebido pelo médico clínico geral José Carlos Borges Nunes, que está no posto 40 horas semanais, para a imediata avaliação. O médico, no computador, já teve acesso ao relato e ao dados antropométricos do paciente.

Assim está sendo o atendimento no posto de saúde do bairro Jaraguá 84, desde o início das atividades, na segunda-feira. Nos dois primeiros dias de funcionamento, 36 pacientes foram atendidos na unidade, 32 deles precisaram passar pelo médico. De acordo com a enfermeira, a maioria dos pacientes apresentou problemas de hipertensão, diabetes e pediu testes e exames de gravidez. No caso de gestação ou suspeita de gestação, a enfermeira é a responsável pela primeira consulta, pois ela tem autonomia para pedir, entre outros, exame de gravidez beta, hemograma, tipagem sanguínea, ultrassonografia, receitar ácido fólico e sulfato ferroso, facilitando os primeiros passos do acompanhamento pré-natal. Quando a gestante vem para a segunda consulta, com o médico, já tem os exames em mãos, agilizando o acompanhamento previsto no SUS.

De acordo com o secretário de Saúde, Dalton Fischer, esse novo tipo de atendimento, que amplia a atuação clínica da enfermeira, será implantado, aos poucos, em todas as unidades de saúde de Jaraguá do Sul. A previsão é que no início do ano que vem a implantação já esteja acontecendo em todas as unidades.

O posto de saúde do bairro Jaraguá 84 fica na Rua Herbert Baumann, nos fundos da Escola Luiz Gonzaga Ayroso. A abrangência do atendimento da unidade é o bairro Jaraguá 84 e parte do bairro Garibaldi (Ribeirão Cascata, Tifa dos Húngaros). 



 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000