Defesa Civil monitora locais atingidos pelas chuvas

27/12/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil estragos chuvas temporais

O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, e a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuela Christian Wolff, visitaram três bairros afetados pelas chuvas dos últimos dias, em Jaraguá do Sul. “Desde o dia 21 até o dia 23 de dezembro, o município tem sofrido com os temporais, geralmente nos fins de tarde e que têm gerado dezenas de ocorrências”, disse Hideraldo Colle.

Uma das visitas desta manhã de quinta-feira (26) ocorreu na Rua 1154, no bairro Ilha da Figueira, onde o muro de uma residência cedeu e ficou escorado na casa construída no terreno mais baixo. Duas famílias tiveram de deixar os imóveis, que foram interditados. No bairro Rau, na Rua Carla Rúbia Drosse, três casas tiveram problemas com deslizamentos nos fundos dos terrenos0, numa área onde os imóveis já haviam sido interditados em ocasiões anteriores.

Já a situação mais grave foi registrada na RI 005, bairro Santo Antônio, onde um barranco deslizou levando parte de uma residência de madeira. “Estes locais vêm sendo monitorados constantemente pela equipe da Defesa Civil”, comentou o diretor. Já a Chefe de Gabinete Emanuela Wolff orientou os moradores vizinhos para que fiquem atentos a qualquer nova movimentação de terra e, no caso disso acontecer, procurar abrigo seguro e informar a Defesa Civil, pelo telefone 199.

Hideraldo Colle acrescentou que entre os dias 21 e 23 de dezembro, foram distribuídos aproximadamente 350 metros de lonas plásticas, usadas para coberturas de residências e proteção de encostas. A partir da próxima semana, os técnicos da Defesa Civil farão novas vistorias a estes locais e com orientações para iniciar a recuperação destas áreas.
Hideraldo Colle ressalta que os deslizamentos foram os principais estragos registrados, junto com as quedas de árvores. “O que observamos é em relação aos alagamentos, já que não houve casos neste sentido. O trabalho de desobstrução de tubulações, trocas de tubos, instalações de galerias e outras obras de prevenção feitas pela Prefeitura em 2017 e 2018 estão dando resultados positivos”, destaca. Além disso, um intenso trabalho de prevenção vem sendo desenvolvido pela equipe da Defesa Civil, com as limpezas dos pilares de pontes, valas, rios e de galerias, o que contribuíram para facilitar o escoamento da água das chuvas. “Apesar dos estragos, não tivemos registros de pessoas feridas. Aquelas que tiveram que sair de suas casas estão em parentes ou conhecidos”, informou o diretor, acrescentando que a Secretária de Assistência Social do Município, Maria Santim Camello, também esteve nestes locais para avaliar as condições das famílias e oferecer auxílio.

O plantão 24 horas da Defesa Civil pode ser acionado pelo fone 199.

OCORRÊNCIAS ENTRE OS DIAS 21 E 23 DE DEZEMBRO

DESLIZAMENTOS COM QUEDAS DE MUROS – 11