Arquivos


Defesa Civil SC vem a Jaraguá do Sul investigar tremores

28/03/2016 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Defesa Civil - Tags: tremores; investigação

Membros da Secretaria Estadual de Defesa Civil vem a Jaraguá do Sul na manhã desta terça-feira (29), a partir das 8h30, para visitar as localidades do Jaraguazinho e Alto São Pedro. Moradores da destes locais e proximidades relataram que sentiram abalos, inclusive com o deslocamento de móveis no último final de semana. Segundo o secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Leocádio Neves e Silva, o fato foi comunicado ainda no domingo para o Governo do Estado, por meio do coordenador da região Norte de Defesa Civil, Antônio Edival Pereira.

Pereira, por sua vez, comunicou que entre o final da tarde desta segunda-feira e início da manhã de terça o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) emitirá um parecer sobre a origem dos tremores. “Independente disso iremos até local pegar mais relatos de moradores sobre o que ocorreu para cruzar com as informações da própria UnB para verficar quais medidas tomar”.

Sismógrafo – Edival Pereira também relatou que não está descartada a instalação de um sismógrafo em Jaraguá do Sul. “Algo que está previsto inclusive no planejamento da Secretaria Estadual da Defesa Civil”, adiantou.

Apesar desta investigação, Leocádio fez questão de acalmar a população destes locais. “Devido a formação geológica da nossa região, ela não é sujeita a terremotos de grande intensidade, mas sim a acomodações de terra que causam tremores de menor magnitude, algo que pode ser considerado um fenômeno natural”.

 






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000