Denúncia sobre pássaros em cativeiro gera apreensão e multa

03/10/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama animais silvestres apreensao cativeiro

Uma denúncia de suposto crime ambiental feita por munícipe ao telefone da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul (0800-642-0156), resultou em apreensão de cinco pássaros da espécie trinca-ferro que estavam sendo mantidos em gaiolas.
Após receber a denúncia da Ouvidoria, os servidores da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente acionaram policias militares da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com sede em Joinville. No último dia 22 de setembro, os policiais estiveram no local denunciado, no bairro Chico de Paulo, e constataram que o responsável não possuía autorização para manter as aves em cativeiro.
Diante disso, foi lavrado o Auto de Infração Ambiental e o Termo de Apreensão e Depósito em desfavor do responsável pelas mesmas.
Conforme o presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Normando Zitta Junior, o órgão ambiental local mantém um trabalho de parceria com a Polícia Militar Ambiental para coibir qualquer tipo de dano ou crime que possa ser praticado contra a fauna e a flora. “Por isso, é importante que a população esteja atenta e denuncie as irregularidades por meio da Ouvidoria da Prefeitura”, completou. Fujama e Polícia Ambiental orientam ainda as pessoas que possuem animais silvestres em cativeiro em suas casas e quiserem fazer a entrega voluntária destes animais, podem fazê-lo entrando em contato com o órgão ambiental municipal pelo telefone 3273-8008 ou mesmo no 156. Por meio da parceria firmada este ano, as duas instituições programam o mapeamento de algumas áreas do município e, posteriormente, fiscalizações nas residências destas regiões para recolhimento de animais silvestres em cativeiro, com a devida aplicação da lei em vigor sobre os responsáveis.
O trinca-ferro é uma ave passeriforme da família Thraupidae. É conhecido ainda como papa-banana, pixarro, entre outros. O bico forte e robusto deu origem ao nome popular.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000