Categorias



Fujama adere ao Programa de Preservação de Abelhas sem ferrão

28/09/2018 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama agricultura abelhas criação mel

Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) aderiu, recentemente, ao Programa de Preservação de Abelhas Nativas sem ferrão (meliponinis). A adesão proporciona força ao Programa Jaraguá Rumo à Polinização. O objetivo da proposta, que conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento e do vereador Eugênio Juraszek, é incentivar produtores rurais a criarem abelhas de espécies nativas que não possuem ferrão, como é o caso da jataí, que é uma das mais conhecidas na região. As espécies são responsáveis por grande parte da polinização de flores e plantas.

Projetos semelhantes estão em andamento em Itapoá e Curitiba. Para o presidente da Fujama, Normando Zitta Junior, são muitos os aspectos importantes da proposta: preservação das espécies, educação ambiental e a questão econômica. “Futuramente, pretendemos inserir este mel na merenda escolar”, completa.

O Brasil conta com aproximadamente 300 espécies de abelhas nativas. A criação predominante envolve a africana, que apresenta maior produção de mel. Em Jaraguá do Sul, a produção é concentrada em menos de 10 propriedades, nas regiões do Garibaldi, Rio da Luz, Santa Luzia e Ribeirão Grande do Norte. (Com colaboração de Rogério Tallini).









 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000