Oferta ampliada de vacinação contra febre amarela inicia só em julho

23/03/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: febre amarela vacina

A Secretaria de Saúde esclarece que a oferta de doses contra a febre amarela para toda a população vai ocorrer a partir do mês de julho, conforme orientação do Ministério da Saúde. Até lá, em Jaraguá do Sul, a oferta é apenas para bebês de nove a dez meses (vacina passou a ser do calendário vacinal para essa faixa etária) e para pessoas que vão viajar para locais que requerem essa proteção. No Brasil, as regiões mais afetadas com casos da doença febre amarela são Minas Gerais e São Paulo.

A supervisora do Programa Municipal de Imunização, Ana Kneipp, lembra que as pessoas que vão viajar devem se vacinar dez dias antes da viagem. A supervisora informa também que em 2017 foram aplicadas em Jaraguá do Sul 2.892 doses da vacina antiamarílica e que só nos três primeiros meses de 2018 já houve aplicação de 3.396 doses. Um aumento de 17% na procura, sendo que a comparação é entre um ano inteiro e três meses deste ano.

A média de atendimento em 2018 nas 21 unidades de saúde do município com sala de vacina é de mil pessoas por mês, para vacina contra a febre amarela. Número que deve crescer em julho, gradativamente. O número de doses que virão da Secretaria de Estado da Saúde crescerão aos poucos. A recomendação do MS é de que a vacina seja aplicada primeiro na população rural ou próxima de mata. Pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina. Para idosos imunodeprimidos a vacinação também não é recomendada. Mais informações na unidade de saúde mais próxima da residência.