Jaraguá do Sul é modelo de gestão na guarda de veículos

05/04/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Urbanismo - Tags: urbanismo patio veiculos guarda

Em menos de quatro meses a atual Administração conseguiu resolver um problema que se arrastava há mais de três anos no Município, que era a guarda de veículos apreendidos. Hoje, Jaraguá do Sul é modelo na gestão deste serviço em Santa Catarina, sendo o segundo município a operar e controlar o pátio onde ficam guardados os veículos apreendidos pelas polícias Civil e Militar e por ordens judiciais.

O serviço é gerido pela Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e, conforme o secretário Eduardo Bertoldi, veio para organizar o sistema. “Foram três anos sem o recolhimento de veículos com irregularidades, o que gerou uma insegurança e sentimento de impunidade no município”, comenta.

Em 2017, a atual gestão recebeu o pátio, localizado na Rua Walter Marquardt, com 705 veículos, sendo 503 de responsabilidade da Prefeitura e 202 da Polícia Civil. No mesmo ano, Jaraguá do Sul participou de dois leilões organizados pelo Detran de Santa Catarina, onde, em julho, foram leiloados 212 e em novembro, outros 92. Agora, um novo lote de veículos – entre carros e motos – está prestes a ser leiloado, no próximo dia 10 de abril, onde já estão cadastrados 96 unidades.

Bertoldi informa ainda que com a realização do leilão deste mês, a Prefeitura de Jaraguá do Sul vai conseguir entregar um dos terrenos na Rua Walter Marquardt (ao lado do Sesi), e manter apenas o pátio do outro lado da rua. “Neste local, estão os veículos de responsabilidade da Polícia Civil. Já em julho, com a realização de mais um leilão, vamos conseguir passar este pátio para a Polícia Civil e fazer uma economia de R$ 8 mil mensais com o aluguel destes terrenos”, diz ele.

Desde novembro do ano passado, a Prefeitura concentra o serviço de guarda de veículos apreendidos pela Polícia Militar no pátio localizado no bairro Nereu Ramos, que está em operação há cerca de 135 dias. Neste período, foram recolhidos 1.005 veículos, sendo que 733 tiveram suas pendências regularizadas pelos proprietários e liberados. Ainda restam no pátio 332 unidades, sendo que 254 já estão há mais de 60 dias e serão cadastrados para o leilão do Detran que acontecerá em julho deste ano. “Até a data do leilão devem ser cadastrados mais veículos”, explica o secretário, acrescentando que a partir do sexagésimo dia de guarda, o Município tem a possibilidade de cadastrar o veículo e deixá-lo apto para ser leiloado.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000