Moradores iniciam recuperação de área no Água Verde

14/12/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil fujama limpeza vala recuperacao plantio mudas

Moradores da Rua Hermílio Francisco Ramos, no bairro Água Verde, iniciaram a recuperação de uma área entre o fim dessa rua e a BR 280, local onde existe uma vala e na qual a Defesa Civil fez a limpeza do terreno nesta semana.

O aposentado João Gerent aproveitou a temperatura mais anema do início da manhã desta sexta-feira (14), para abrir as covas e começar o plantio das primeiras 42 mudas de árvores nativas frutíferas doadas pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente para a recuperação da área degradada. Nas proximidades, já existe um pequeno bosque e a ideia é ampliá-lo. De acordo com Gerent, a comunidade pediu à Prefeitura para que o local fosse limpo. “Isso era um capoeirão, bicho, cobra e muito lixo que as pessoas vinham e jogavam aqui”, lembra o morador. Agora, com a limpeza e o plantio das mudas, ele espera outra realidade para o espaço. “Muito importante, porque isso é para o povo, é para nós mesmos né”, enfatiza, acrescentando que a comunidade pretende cuidar e monitorar o local para que ninguém mais jogue lixo e entulhos no terreno público.

O empresário Fábio Alexandre Nicoluzzi mora na propriedade que faz limite com o terreno que margeia a BR 280. Para ele, a recuperação do espaço vai beneficiar a comunidade, principalmente pela limpeza da vala. “E agora, com este período de Natal, todos querem deixar sua casa limpa e em ordem e, às vezes, acabam despejando os restos destas limpezas em áreas como está, que não são locais adequados”, lamenta. “A gente agradece a Defesa Civil pelo trabalho e a Fujama pela doação das mudas e que toda a comunidade desfrute deste espaço. Vamos fiscalizar para que não aconteça mais o depósito de lixo e entulhos”, reforça.

A Defesa Civil e a Fujama devem providenciar placas de advertência a serem instaladas no local e os moradores prometem monitorar com câmeras. O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, destacou que as máquinas recolheram uma grande quantidade de lixo em meio a vegetação que foi removida das margens da vala. “Colchões, móveis velhos, cadeiras de plástico e muito lixo foi retirado dali”, diz ele.

O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Normando Zitta Júnior, também esteve no local nesta manhã e elogiou a parceria entre o Poder Público e os moradores. “É gratificante a gente ver o envolvimento da comunidade. Essa parceria faz toda a diferença. É um pedido do prefeito de mantermos a cidade limpa e organizada, mas existe a dificuldade de a Prefeitura estar presente em todas as áreas”, avalia, acrescentando que neste ano a Fujama distribuiu à população e fez o plantio de mais de sete mil árvores de mudas nativas e nativas frutíferas para recuperação de áreas degradadas.