Categorias



Natureza a favor da inclusão e da quebra de preconceitos

29/11/2018 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Conselhos - Tags: conselhos comped

Início das atividades do Comped alusivo ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência teve início na Sociedade Hípica para felicidade das crianças do CMEI Apolônia Stählin Junks

A programação alusiva ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, teve início na Sociedade Hípica de Jaraguá do Sul nesta quart-feira (28) e contou com a presença de alunos do Centro de Educação Infantil Apolônia Stählin Junks. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência (Comped) e na atividade promovida na Hípica teve apoio de representantes da Associação União de País com Síndrome de Down (Up Down) e da Associação Jaraguaense de Equoterapia.

Com assistência das professoras e do funcionários da Hípica, as crianças puderam fazer breves passeios a cavalo. Entre eles, o pequeno Victor Varela, apenas de dois anos. Ele é um dos alunos com Síndrome de Down que integrava o grupo visitante. “Ele adorou”, sorriu a mãe Maristela Brosskopf Varela, que também é membro da Up Down e do próprio Comped.

Maristela destaca que a ideia surgiu após uma conversa com outra membro do Comped, Paula Guimarães Coimbra Monteiro, que também presidente da Associação Jaraguaense de Equoterapia (Ajae). Equoterapia é um método científico que utiliza o cavalo como forma dr buscar o crescimento e o desenvolvimento biológico, psicológico e social de pessoas com algum tipo de deficiência.

“É fantástico, o cavalo faz milagres tanto com deficiente físico como com pessoas com deficit cognitivo, com problemas mentais ou emocionais. Essa relação com a natureza por meio do cavalo traz uma série de benefícios”, disse Paula enquanto conduzia um dos animais utilizados na atividade.

Mais atividades –Ao longo dos próximos dias, outras atividades alusivas ao Dia Mundial de Pessoas com Deficiência serão desenvolvidas. “A ideia é levar aos CMEIs de Jaraguá informações relacionadas à inclusão para as crianças se conscientizarem quanto a isso já que ainda a muito preconceito em relação a este público. Por isso, trabalhando com as crianças, que são o futuro, a gente acredita que isso vai mudar, aos pouquinhos, e com isso vamos construindo um mundo melhor”, destacou Maristela Varela.

Ainda dentro da programação do Comped, representantes da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) realizou uma série de atividade no CMEI Wolfgang Weege, na Barra do Rio Cerro, na manhã desta quinta-feira. Outra etapa deste trabalho de conscientização também está previsto para ocorrer na escola Jones Chiodini, no Jaraguá Esquerdo na próxima, segunda-feira (3).


Galeria de fotos





 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000