Retomadas obras dos equipamentos sociais do Condomínio Erika Modrock

11/05/2018 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Geral - Tags: retomadas obras equipamentos sociais erika modrock menegotti

As obras dos equipamentos sociais no Condomínio Erika Modrock Menegotti, no bairro Ribeirão Cavalo, foram retomadas oficialmente na manhã desta sexta-feira (11), quando ocorreu uma reunião envolvendo representantes da Caixa, da empresa Viva Construções Ltda. e equipe técnica da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A informação é do gerente de Projetos da Prefeitura, Antônio Carlos da Luz, que participou do encontro realizado no local da obra. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias a partir da entrega da ordem de serviço, assinada em 2 de março deste ano.

A Viva Construções apresentou a proposta de R$ 910.088,47 e venceu o edital de concorrência por menor preço realizado em dezembro do ano passado, que previa o valor de R$ 1.181.384,38 como investimento máximo. Os trabalhos envolvem a conclusão das instalações de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma quadra quadra poliesportiva.

De acordo com Antônio da Luz, do valor total investido, R$ 417.018,33 é repasse do governo federal e R$ 493.070,14 representa a contrapartida da prefeitura jaraguaense. Ele ainda detalha que R$ 364.035,39 são referentes à mão de obra e R$ 546.053,08 destinados à aquisição de materiais.

Conforme o gerente, os equipamentos sociais integram o projeto do Condomínio Erika Modrock Menegotti e deveriam ter sido entregues aos moradores junto com esse empreendimento, que foi inaugurado em 2015. No entanto, as obras estavam paradas há mais de dois anos, devido à rescisão do contrato entre o Município e a empresa responsável pelos trabalhos na época, porque não houve acordo entre as partes. O contrato de construção do condomínio é de 2011, sendo que em 2014, a obra foi paralisada por 11 meses por falta de repasse de recursos do governo federal. Já em 2015, houve uma nova tentativa de negociação, sem sucesso. Em seguida, o Tribunal de Contas da União abriu uma tomada de contas especial, determinando que as obras fossem retomadas.

O Condomínio Erika Modrock Menegotti, que conta com 240 apartamentos de 40m², foi construído dentro do PAC 2 e enquadrado no modo Faixa 1 – renda familiar de até R$ 1,6 mil mensais – do programa Minha Casa, Minha Vida. A construção custou R$ 13,9 milhões em recursos do governo federal, mais a contrapartida da Prefeitura, que cedeu o terreno de 27 mil metros quadrados, avaliado R$ 2 milhões na época (2012). Para as obras dos equipamentos comunitários, a previsão de investimento era de R$ 1,993 milhão do governo federal, além da contrapartida de R$ 643 mil da administração municipal.