Categorias



Reunião define detalhes do Bota Fora no Amizade e Czerniewicz

17/05/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama bota fora

Uma reunião nesta quarta-feira (16), entre representantes da Fujama, CDL, empresa vencedora da licitação, Secretaria de Obras e Diretoria de Comunicação da Prefeitura, definiu detalhes da primeira edição do Programa Bota Fora, que está marcado para acontecer nos bairros Amizade e Czerniewicz, a partir deste sábado (19).

O programa consiste no recolhimento de utensílios que não têm mais serventia aos moradores e evita que este tipo de material seja depositado terrenos baldios, por exemplo, gerando graves danos ambientais. Desta forma, a Prefeitura de Jaraguá do Sul retoma a iniciativa de recolher móveis velhos, colchões, armários, sofás, fogões, camas, geladeiras, fornos, computadores, impressoras, tevês, monitores, latas vazias e outros resíduos volumosos em geral, por meio do Bota Fora. Nesta primeira edição, moradores dos bairros Amizade e Czerniewicz poderão depositar estes materiais nas calçadas – de preferência no fim da tarde de domingo (20) ou madrugada da segunda-feira (21), para que as equipes façam o recolhimento durante a semana. 

De acordo com o presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Normando Zitta Júnior, na segunda-feira a concentração das equipes acontecerá às 7h30, na frente do Centro Cultural da Scar. Antes disso, durante o sábado (19) e domingo (20), uma equipe da Fujama percorrerá os dois bairros para orientar os moradores que tenham dúvidas sobre o que separar ou que tenham separado materiais que não serão coletados, como as podas de árvores, restos de construção, pneus, embalagens tóxicas ou inflamáveis, pilhas, baterias e lâmpadas, que devem ter outros destinos, por empresas especializadas no descarte.

Um veículo da CDL devidamente identificado com a marca do Bota Fora será o primeiro a passar pelas ruas dos dois bairros, recolhendo os resíduos eletrônicos. Conforme o Diretor Social da CDL, Flávio Henrique Araújo, o município continua sendo destaque na destinação de resíduos eletrônicos, tendo recolhido 16 toneladas em 2017 e com previsão de chegar às 40 toneladas este ano. “Certamente, o Bota Fora vem para incrementar este recolhimento”, comenta ele, acrescentando que a população coloque nas calçadas, separadamente dos demais entulhos, os eletrônicos sem uso, desde celulares velhos, computadores e outros equipamentos, para facilitar o recolhimento. Outra informação importante é que a coleta dos materiais nos dois bairros só deve terminar na quarta-feira (22), devido ao grande volume esperado. 

O Bota Fora atende a um pedido do prefeito Antídio Aleixo Lunelli, que instituiu o Programa Cidade Limpa, no começo da atual gestão, com o objetivo de promover ações que incentivem a limpeza e o cuidado com o município de Jaraguá do Sul. A ação é coordenada pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, tendo a participação do Samae, secretarias municipais de Administração, Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, além do Gabinete do Prefeito e da CDL.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000