Secretaria de Obras divulga mais um balanço do mutirão

25/04/2016 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Obras - Tags: mutirao obras

Números ilustram ações desenvolvidas até o momento que vão de limpeza a conserto de erosões passando por patrolamento e macadamização de estradas e ruas

A pouco menos de um mês para fechar o mutirão de obra, deflagrado deste ano para recuperar a cidade após sucessivos temporais ocorridos entre o fim de 2015 e começo deste ano, a Prefeitura de Jaraguá do Sul divulga mais o balanço de 60 dias desta ação, voltada às regiões mais atingidas do município.

Entre as ações previstas e realizadas neste período inicial foram feitas operações tapa-buracos, patrolamento e macadamização de estradas, recuperação da pavimentação, limpeza de bocas de lobo, conserto em locais de erosões, limpeza de meios-fios e canteiros, recuperação de pontilhões, instalação de novas lixeiras, pintura de ruas, melhoria das faixas de pedestres, restauração das placas de identificação dos nomes das ruas e pintura de pontes.

PavimentoDesde o início dos trabalhos a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, entre pavimentação e macadamização, foram feitas melhorias em 165 ruas jaraguaenses o que totalizou mais de 213 Km. Já no período mais crítico das chuvas, 22 barreiras foram removidas principalmente em bairros como Jaraguazinho, Garibaldi e Santa Luzia.

Sistemas de drenagem – A recolocação de galerias no Amizade e o conserto de tubulação em Três Rios do Norte foram acrescidas a uma ação que até março já havia promovido a colocação de 264 tubos do sistema de drenagem pluvial com diâmetro que variavam de 0,30 cm a 1,5 metro Além disso, foi feita a limpeza com hidro-jato de bocas-de-lobo, bueiros e tubulação em 56 vias de 36 bairros da cidade. Isto sem contar a limpeza de canaletas (sem hidrojato) executadas em 70 ruas de nove bairros da cidade

Erosões – Uma das maiores incidências após a chuva foi a ocorrência de erosões na cidade. Ao todo, 69 ruas em 24 bairros precisaram ser reparadas por conta do problema. Jaraguá Esquerdo, Centro, Jaraguá 99 e Barra do Rio Cerro foram algumas das localidades que registraram maior número de erosões em suas vias.

Bocas-de-lobo – Dispositivos responsáveis por promover a drenagem da água da chuva em vias públicas, as bocas-de-lobo também receberam uma atenção especial das equipes da Secretaria de Obras. Em 74 ruas de 26 bairros da cidade, elas precisaram ser consertadas como ocorreu no São Luis, Jaraguá 84, Estrada Nova e Ilha da Figueira, por exemplo. Em outras 27 ruas de 16 localidades como Vila Baependi, Estrada Nova, João Pessoa, entre outras, novas unidades foram instaladas.

Canteiros e calçadas – Também foi promovido o conserto de canteiros em dez ruas dos bairros Centro, Ilha da Figueira, Barra do Rio Cerro, Czerniewicz, Rau, Chico de Paulo, Vila Nova e Vila Lalau. Nos Barra do Rio Cerro, Vila Lenzi e Barra do Rio Cerro também ocorreu reparo de calçamento.

Pontilhões – Estruturas bastante castigadas com os temporais, os pontilhões que fazem a ligação do tráfego na área rural de Jaraguá do Sul precisaram de sucessivos reparos. Exemplo disso ocorreu nas tifas Lennert e Jararaca onde pontes recém-construídas precisaram ser reconstruídas. Na Tifa Lennert, que receberá um dos kits de transposição da Defesa Civil Estadual a ponte deve ser concluída em agosto. Para garantir a mobilidade nos locais passagens provisórias e desvios foram feitos como ocorreu nas ruas Quirino Lunelli, no Ribeirão Grande do Norte, e Leopoldo Mayer, no Água Verde, sem contar a reconstrução de uma ponte em Três Rios Norte

Roçada – Temperatura alta e clima úmido registrados nos últimos meses também favoreceram o crescimento do mato em vias públicas. Funcionários de Obras promoveram a roçada em 101 ruas de 33 bairros desde o início deste ano. João Pessoa, Ilha da Figueira, Boa Vista, São Luis e Jaraguá Esquerdo estão entre as localidades que tiveram a vegetação retirada de suas vias. Dentro da mesma ação da roçada também foi feita a limpeza de pontos de ônibus instalados em 41 ruas de 27 bairros de Jaraguá do Sul.

Pintura de Pontes – 14 foram pintadas em bairros da cidade, desde o início do mutirão. Até o fim de abril serão pintadas mais 9 pontes, sendo a maior a do bairro Centenário.

Galeria de fotos