Categorias



Saúde divulga dados sobre acidentes de trabalho em Jaraguá

25/04/2018 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Saúde - Tags: saude dados acidentes trabalho jaragua sul

Iniciativa chama a atenção para o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Jaraguá do Sul registrou no ano passado dez acidentes de trabalho que resultaram em óbito e outras 121 notificações de ocorrências consideradas graves. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, que, com base em registros do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (Sinam), divulga dados de ocorrências no município para marcar a passagem do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, nesta sexta-feira (28), dentro do Movimento Abril Verde.

De acordo com a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador, esses dados do Sinam – que são referentes a 2017 – apontam que quatro óbitos foram provocados por queda de altura, três em acidentes de trânsito e três por exposição à corrente elétrica. Já referente aos casos de notificações, 87 foi com trabalhadores e 34 envolveram trabalhadoras. Deste total, 57,85% ocorreram com trabalhadores da indústria, 40,50 % dos acidentes aconteceram no trânsito – com 35,54% classificados como acidentes de trajeto e 69,39% envolvendo motocicletas. Além disso, também foram notificados 22 acidentes causados por máquinas, que resultaram, na maioria dos casos, em amputações e/ou fraturas ( 81,82%) e 16 acidentes por quedas.

A equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador ainda cita que, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança, do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, o impacto previdenciário dos afastamentos da localidade, entre 2012 e 2017, foi de R$19.825.626,52, com a perda de 379.290 dias de trabalho.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador, da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador de Jaraguá do Sul, age na atenção, promoção e proteção do trabalhador, atuando na adoção de medidas a serem aplicadas de acordo com a legislação em saúde e segurança do trabalho. Para isso, sua equipe orienta, vistoria e fiscaliza as áreas que comprometam a segurança e saúde do cidadão.

DATAS – Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para ser lembrado em 28 de abril, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi sugerido por sindicatos canadenses, que indicaram o indicaram devido a um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, nessa data, em 1969. Já o Movimento Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.



 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000