Seminário de atualização em câncer contou com 90 profissionais

22/02/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: seminario cancer atualizacao catolica

O I Seminário Municipal de Atualização em Câncer reuniu nesta quarta-feira, no auditório da Católica SC, 90 profissionais de saúde, representando a rede municipal de saúde, o setor de oncologia do Hospital São José e o Conselho Municipal de Saúde. O evento teve por objetivo a atualização e o debate de uma das doenças mais presentes no mundo atualmente, o câncer.

Foram abordados temas como “Aspectos Diagnósticos da Mama”, com a mastologista Karina Maria Papp Egger; “Papanicolau e o Diagnóstico do Câncer do Colo de Útero”, com o médico patologista Antonio Carlos Scaramello; “Cuidados Paliativos”, com o médico oncologista Hugo Cristiano Nora; e “Tratamento da Água do Samae e a purificação de elementos tóxicos”, com o engenheiro sanitarista Deverson Simioni.

De acordo com a organizadora do evento, Raquel Beltrame, da Secretaria de Saúde, o assunto que mais chamou a atenção dos participantes foi o paliativismo ou as práticas de assistência ao paciente incurável, que visam oferecer dignidade e diminuição de sofrimento. “Na rede municipal de saúde lidamos diariamente com pacientes acamados, que necessitam de cuidados paliativos. Então, os profissionais presentes tiraram muitas dúvidas com relação ao tema junto ao médico oncologista dr. Hugo Nora”, conta Raquel.