Olimpíadas de Matemática


As Olimpíadas de Matemática são competições de resolução individual de problemas não convencionais que envolvem pouco conteúdo mas que exigem muita imaginação e criatividade.

É importante ressaltar que a Olimpíada de Matemática não é uma competição entre escolas e sim uma saudável competição entre indivíduos. Em torno dessa competição, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em estreita cooperação com o Instituto Matemática Pura e Aplicada (IMPA) - Rio de Janeiro, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é aberta a todos os estudantes do ensino fundamental (a partir do 5º ano), médio e universitário. Esta olimpíada acontece em todas as escolas públicas e particulares brasileiras e ocorre em três fases distintas, as duas primeiras eliminatórias e a última classificatória.
 
 - Mais informações acesse: http://www.obm.org.br/


A Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM) é realizada desde 1998, através de um projeto de extensão do Departamento de Matemática da UFSC onde atuam professores daquele Departamento, alunos com bolsas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE) e alunos voluntários, todos do curso de Matemática, formando uma Comissão Regional de Olimpíadas. As provas da 2ª fase da ORM são elaboradas por esta Comissão na UFSC.

A olimpíada acontece em todas as escolas públicas e particulares de Santa Catarina, sendo dividida em duas fases distintas, mas tendo apenas a primeira fase como eliminatória. Para a 1ª fase da ORM utilizamos a mesma prova da 1ª fase da OBM.
 
 - Mais informações acesse: http://www.orm.mtm.ufsc.br/
 
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Observação: As Escolas Municipais fazem suas inscrições via internet, sob a responsabilidade dos seus professores de Matemática.
 
 - Mais informações acesse: http://www.obmep.org.br/
 


 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000