Programa de Educação e Valorização da Água - Proeva

O Programa de Educação e Valorização da Água – Proeva, iniciou em 2006 e é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação – Semed e pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Jaraguá do Sul.

Este programa leva o tema “água” para as escolas de Jaraguá do Sul de forma dinâmica e interativa. O trabalho é desenvolvido com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental visando despertar a sensibilização a respeito do uso adequado e da melhoria da qualidade da água.

Em cada escola participante do Programa são ministrados doze encontros, durante um semestre, com aulas teóricas e práticas nas quais são trabalhados temas como: a importância e o ciclo da água; a mata ciliar, o ecossistema com ênfase nos rios, doenças transmitidas pela água, prevenção do desperdício, esgoto sanitário e o reaproveitamento da água. As aulas são ministradas por estagiários ou professores especialmente capacitados e contratados pela Semed.

Como última atividade, os alunos realizam uma visita à Estação de Tratamento de Água do SAMAE, onde vivenciam boa parte dos temas abordados em sala de aula. Após o término dos encontros é realizada a formatura dos alunos participantes com a presença do mascote Guto. Neste dia os alunos recebem um certificado e tornem-se agentes multiplicadores da conservação da água, passando a denominar-se “Amigos da Água”.

Galeria de Fotos

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000