Prova Jaraguá
A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul (Semed), comprometida com a melhoria da qualidade da educação, passou a aplicar, no ano de 2015, provas de desempenho escolar que funcionam como um indicador de qualidade.

A Avaliação Externa do Ensino Fundamental de Jaraguá do Sul, Prova Jaraguá, aplicada no ano de 2015 era composta por três cadernos de prova para cada turma do 6o ao 9º ano, contendo 45 itens divididos em três disciplinas por caderno. As disciplinas foram agrupadas a partir da proximidade dos conteúdos compreendidos por cada uma delas e da sugestão das áreas de conhecimento proposta no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2016, a Prova Jaraguá sofreu algumas alterações: o aumento do número de itens para 60 por caderno e a inclusão do 5º ano na avaliação com 45 itens . A distribuição das disciplinas nos cadernos de provas seguiu e deverá seguir nas edições futuras, o mesmo critério utilizado na sua primeira edição.

As análises dos resultados são feitas a partir de modelos estatísticos que possibilitam interpretar as respostas a partir do seu escore (soma das respostas corretas) – Teoria Clássica dos Testes (TCT) e estimar a habilidade (proficiência) dos alunos com base nas respostas de cada item – Teoria de Resposta ao Item (TRI). A conversão da proficiência em nota de 0 a 10 é feita utilizando-se da mesma metodologia empregada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 




   
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000