Robótica na Escola



Robótica educacional ou robótica pedagógica são termos utilizados para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais diversos ou kits de montagem, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar o funcionamento dos modelos montados.

Através da vivência nas aulas de robótica o aluno é levado a pensar e procurar soluções, de maneira cooperativa e criativa, conectando saberes, interagindo com a realidade e desenvolvendo capacidade para formular e equacionar problemas. A robótica permite, também, que o aluno consiga visualizar conceitos e teorias na prática, tornando o aprendizado significativo. Além disso, possibilita o desenvolvimento de competências/hablidades mentais que o auxiliarão em outras áreas de sua vida.

Em 2008 a Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul (Semed) adquiriu kits de robótica. O projeto Robótica Educacional iníciou em 12 escolas da rede municipal no ano de 2010 envolvendo grande número de alunos e com participações em feiras municipais.

A partir de 2017, o projeto passou por modificações e seu nome foi alterado para  “Robótica na Escola”. Dentre as principais mudanças destaca-se o emprego de uma metodologia diferenciada, semelhante às olimpíadas de robótica, nas quais a equipe é estimulada a fazer com que seu robô realize determinadas tarefas. Divididos em dois níveis, de acordo com a faixa etária, no contraturno do horário escolar e sob orientação de um professor, os alunos de cinco Unidades Escolares - UE (definidas a partir do critério de vulnerabilidade social) receberão um desafio que deverão solucionar para apresentar no Festival da Robótica na Escola.
 


 



 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000