Saúde e Prevenção nas Escolas

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE, lançado oficialmente em 2003, é uma parceria entre Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Unicef e Unesco e representa um marco na integração dos sistemas educação e saúde, privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens.

Este projeto tem como principal objetivo a promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, redução da vulnerabilidade de adolescentes às doenças sexualmente transmissíveis, infecção pelo HIV, à Aids e à gravidez não planejada, através do desenvolvimento de ações articuladas no âmbito das escolas e das unidades de saúde.

Tanto as escolas, quanto os profissionais da saúde, ao longo desses anos de enfrentamento à Aids, vem trabalhando esta temática. O projeto SPE visa, justamente, incentivar estas experiências acumuladas e contribuir para a organicidade das ações.

Em Jaraguá do Sul, as Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Saúde promoveram no primeiro semestre de 2011, uma formação inicial para 90 profissionais das duas áreas. A partir desta formação, estes profissionais passaram a ter o compromisso de desenvolverem ações voltadas à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes das escolas de seus territórios.

Através do compromisso de gestores, profissionais da saúde e educação e do envolvimento de toda a comunidade escolar, busca-se um processo planejado e participativo que, certamente, levará à consolidação de políticas públicas de prevenção de doenças e de promoção à saúde nas escolas. Os profissionais envolvidos no projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE acreditam que trabalhar nesta perspectiva é trabalhar para a garantia de direitos.