Social - Plano Municipal da Assistência Social
A Secretaria Municipal da Assistência Social, Criança e Adolescente – Semascri, no mês de abril do ano de 2013 iniciou a elaboração do Plano Plurianual – PPA para os anos de 2014/2017, também iniciou a construção do Plano Municipal de Assistência Social. Ambos constituem documentos importantes para a gestão municipal, sendo que o Plano Municipal da Assistência Social traz o detalhamento das ações, estratégias e metas para os próximos 4 (quatro) anos, além das propostas do município estão incluídas como prioridades as ações do Pacto de Aprimoramento de Gestão pactuadas na Comissão Intergestora Bipartite – CIT, que expressa o compromisso da União, Estados e municípios no aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Ressalta-se que o Plano Municipal foi elaborado de forma participativa e democrática com envolvimento dos coordenadores, trabalhadores do SUAS, Entidades não Governamentais inscritas no CMAS, Conselhos deliberativos vinculados à Política de Assistência Social, com as famílias e indivíduos que participam das ações ofertadas nos Serviços da Semascri.

Ainda, a nova configuração do Plano acompanhou as mudanças ocorridas no processo de implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS dos últimos anos, seguindo as novas normativas que o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS vem lançando desde o ano de 2005, ponto de largada da estruturação do referido sistema.

A construção do Plano teve inicio nos mês de abril de 2013 e sua conclusão e aprovação pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS no mês de outubro do corrente ano por meio da Resolução nº 04/2013/CMAS/JS, clique no link abaixo e confira.